Mentoplastia
(cirurgia plástica do queixo)
Objetivo:
O queixo é um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.
Um queixo bem posicionado é fundamental para a harmonia do rosto. Deve estar em equilíbrio com a boca o nariz e a fronte.
Aspectos principais:
A mentoplastia é o tipo mais comum de cirurgia estética do queixo. É a correção do queixo retraído (para trás) por meio da colocação de prótese de silicone, entre o osso e os músculos do queixo.
A cicatriz pode ser interna (dentro da boca), ou de uma pequena incisão na parte inferior do queixo.
A anestesia geralmente é local, com ou sem sedação dependendo do caso.
Não devem ocorrer mudanças bruscas na fisionomia do paciente, apenas um melhor equilíbrio, mantendo suas características pessoais.
Um estudo é realizado para a escolha do tamanho da prótese.
O silicone em sua forma sólida vem sendo usado com sucesso na cirurgia plástica há mais de 25 anos. É inofensivo ao organismo na sua forma sólida e gelatinosa, sem ação cancerígina.
Os raros casos de rejeição são provocados por traumatismos, hemorragias ou infecções ocorridas no pós-operatório.
As cirurgias de próteses de maçãs do rosto funcionam da mesma maneira que as do queixo e os cuidados pós-operatorios e curativos são iguais. A única mudança é o formato das próteses, uma vez que nas maçãs do rosto é necessário um par delas.
Cuidados pré e pós-operatórios:
O pós-operatório é indolor, requerendo apenas cuidados especiais quanto à higienização, principalmente quando a incisão for dentro da boca.
Nesse período recomenda-se a alimentação a base de sopas, sucos, vitaminas, purês, etc., sem mastigação intensa que pode dificultar a fixação da prótese.
Costuma-se fazer curativos com a finalidade de manter a prótese fixada no lugar e em 15 dias já são retirados.
Tempo de duração:
A cirurgia dura em média 60 minutos.