Cirurgia Plástica na TERCEIRA IDADE

Nas últimas décadas o mundo tem passado por grandes transformações,podemos destacar o crescimento bastante acelerado da nossa expectativa de vida! Segundo o IBGE, no ano de 2060 a expectativa de vida dos brasileiros deverá chegar a 81 anos de idade. Isso é reflexo não somente do avanço da medicina, mas em grande parte pelos nossos hábitos de vida cada vez mais saudáveis e conscientes. É neste contexto, que cada vez mais pessoas da “melhor idade” recorrem à cirurgia plástica como forma de manter a aparência mais harmônica e jovial, o que fortalece sua autoestima e qualidade de vida para poder desfrutar da velhice. Os procedimentos mais procurados são as intervenções faciais, as cirurgias de mama e de abdômen. Para que os pacientes acima dos 65 anos possam realizar uma cirurgia, é preciso tomar os seguintes cuidados:
 Durante a primeira consulta, o cirurgião plástico necessita realizar uma avaliação minuciosa no paciente, à procura de fatores de risco, como ser fumante, possuir doença crônica, problemas cardíacos, entre outros.
 Após a avaliação, o paciente deverá realizar alguns exames laboratoriais e passar pela avaliação de um cardiologista, que irá determinar se está apto para realizar a cirurgia.
 Antes da cirurgia, é fundamental que o paciente esclareça todas as suas dúvidas com o cirurgião e siga as recomendações pré e pós-operatórias, para evitar qualquer tipo de intercorrência.
 Por fim, no pós-operatório, o paciente deverá ter cuidado redobrado com sua recuperação para evitar qualquer tipo de intercorrência e poder então desfrutar os resultados da cirurgia.

28-2